
Autor: Dr. Wayne W. Dyer
Editora: Editora Pergaminho
Título original.: Your Erroneous Zones
Género: Desenvolvimento Pessoal
Publicação: 1976
Tradução portuguesa.:2003
“Toda a teoria do Universo é destinada inequivocamente a um só indivíduo, isto é, a si”
Walt Whitman
Ser-se saudável é um estado natural e os meios de o atingir estão ao alcance de todos nós. Creio que a mistura sensata de esforço árduo, lucidez, humor e autoconfiança é a receita para uma vida funcional.(…)
Este livro esboça um método agradável de se alcançar a felicidade uma abordagem baseada na responsabilidade e compromissos próprios, acrescidos da vontade de viver e do desejo de nos tornarmos naquilo que quisermos no presente. (…)
Cada capítulo está escrito de modo a constituir uma sessão de aconselhamento. Esta opção tem como objectivo proporcionar a maior quantidade possível de auto-ajuda. É explorado (…)um tipo de comportamento autodestrutivo e são examinados antecedentes históricos deste comportamento na nossa cultura(…):
Cada capítulo termina com algumas estratégias práticas conducente à eliminação de um comportamento sabotador do eu.
Existem dois temas centrais (…) nas páginas deste livro. O primeiro diz respeito à sua capacidade de fazer opções relativamente às suas emoções. (…) O segundo tema relaciona-se com a liderança do presente.
O livro termina com um breve retrato de uma pessoa que eliminou todas as zonas erróneas e que vive num mundo emocional interiormente controlado.
- Tomar as rédeas de si próprio
“A essência da grandeza consiste na capacidade de escolhermos a realização pessoal em circunstância em que os outros optam pela loucura.”
- Primeiro Amor
“O mérito próprio não pode ser comprovado pelos outros. Você tem valor porque assim o decidiu. Se depender dos outros no que diz respeito ao seu mérito, este será o mérito de outrem.”
- Você passa bem sem a aprovação deles
A necessidade de aprovação é equivalente a dizer-se; «A tua opinião sobre mim é mais importante do que a minha sobre mim.»
- Libertar-se do passado
Só um fantasma se roça no passado, justificando aquilo que é através de auto-retratos baseados numa vida já esgotada. Você é aquilo que escolhe ser hoje, não o que escolheu anteriormente.
- As emoções inúteis: os sentimentos de culpa e a preocupação
Se você acredita que sentir-se mal ou preocupado mudará um acontecimento passado ou futuro, então mora noutro planeta, o qual tem uma perspectiva diferente da realidade.
- Explorar o desconhecido
Só os inseguros lutam pela segurança.
- Derrubar as barreiras das convenções
Não existem regras, leis ou tradições que se possam aplicar universalmente… incluindo esta.
- A armadilha da justiça
Se o mundo estivesse organizado de modo a que tudo tivesse de ser justo, não haveria criatura no mundo que conseguisse sobreviver um dia sequer. As aves seriam proibidas de comer vermes e o interesse de todos teria de ser considerado.
- Acabar com a procrastinação já
Nem uma gota de transpiração é necessária para adiar qualquer que se seja a actividade
- Proclame a sua independência
Em qualquer relação em que duas pessoas se tornam um, o resultado final é duas metades de uma pessoa.
- O adeus à ira
O único antídoto para a ira consiste em eliminar a seguinte afirmação interior.«Se ao menos fosses mais como eu…»
- Retrato de uma pessoa que eliminou todas as zonas erróneas
Elas estão demasiado ocupadas a ser para repararem no que os seus vizinhos estão a fazer.
Sem comentários:
Enviar um comentário