- A digestão deixa de ser intracelular, passando a ser extracelular. Este facto implica a existência de uma cavidade digestiva, pelo qu o animal pode ingerir uma maior quantidade de alimento de cada vez, obtendo uma maior quantidade de nutrientes, que lhe permitem alcançar uma taxa metabólica mais elevada. Além disso, não necessita de estar continuamente a ingerir alimentos, pois estes ficam em reserva durante algum tempo.
- Surge uma cavidade digestiva e com ela uma boca (sistema disgestivo incompleto, já que só possui uma abertura), permitindo um maior e melhor aproveitamento dos nutrientes.
- Surge o sistema digestivo completo, isto é, possui pelo menos três órgãos; boca, que lhe permite a ingestão, intestino, que permite a digestão e a absorção, e ânus, que permite a egestão, possuindo deste modo duas aberturas. Surge assim a sequenciação e a simultaneidade das fases digestivas, pois a partir deste momento existe apenas uma direcção de funcionamento. O animal pode simultaneamente estar a ingerir alimentos, a digeri-los, a absorve-los e até a elimina-los, já que estes seguem apenas uma direcção. A digestão pode ocorrer em mais do que um órgão (estômago e intestino), o que aumenta a sua rapidez, logo a quantidade de nutrientes absorvidos. A absorção também é mais eficiente, pois realiza-se ao longo de uma maior superfície.
- Aumento da área interna do intestino. O tiflosole dos Anelídeos e as vilosidades intestinais nos Mamíferos aumentaram a área do intestino delgado, logo a sua taxa de absorção, e, por isso, o seu metabolismo.
- Aumenta o número e a diversidade de glândulas digestivas, elevando a quantidade e a variedade das enzimas digestivas.
- A quantidade e variabilidade enzimática aumenta, o que permite uma digestão mais eficaz e um melhor aproveitamento de nutrientes.
- Surgem órgãos ou estruturas cada vez mais adaptados ao tipo de alimento. As Aves possuem bico e não possuem dentes, pelo que, as granívoras, vão possuir papo e moela com a finalidade de amolecerem os grãos que comem e de os digerir.
domingo, 13 de junho de 2010
Evolução dos sistemas digestivos nos animais
Digestão e nutrição nos animais
O processo digestivo normal é constituído por uma ingestão, um transporte e armazenamento, uma digestão, uma absorção e finalmente uma egestão. O local onde estas etapas ocorrem dependem do animal em causa, pois, por exemplo, uns não possuem qualquer cavidade digestiva, outros possuem uma cavidade simultaneamente digestiva e vascular e os mais evoluídos possuem cavidades digestivas especializadas. O sistema digestivo, dos animais que o possuem, é constituído por diferentes zonas, onde estas funções possam decorrer, pelo que apresenta uma região receptora, uma região de transporte e de armazenamento, uma região de digestão e absorção e uma região de absorção de água e de concentração de resíduos.
domingo, 6 de junho de 2010
sábado, 5 de junho de 2010
Imunoglobulinas
As imunoglobulinas (Ig) são proteínas produzidas por células plasmáticas e secretadas no organismo em resposta à exposição ao antígeno. Elas se classificam em:
IgA - é a imunoglobulina predominante nas lágrimas, saliva, leite materno, secreções respiratórias e trato gastrointestinal. Fornece protecção contra organismos que invadem estas áreas.
IgG - è a classe em maior concentração no organismo. É também chamada de gama globulina. Fornece imunidade a longo prazo. É a única que atravessa a Placenta e fornece ao recém nascido a imunidade que vai durar vários meses.
IgM - É a segunda mais abundante. É a primeira produzida em resposta a um antígeno, mas não fornece imunidade a longo prazo.
IgE - está envolvida nas reacções alérgicas e nas infecções parasitárias
O que é Imunologia?
A imunologia é o estudo dos órgãos, células e moléculas responsáveis pela resposta imune de forma inata (não específica) e adquirida (específica). É o estudo do equilíbrio homeostático do próprio, no organismo e das bases dos mecanismos de protecção contra o não-próprio (exterior).
O sistema imune baseia-se nas relações Antígeno-Anticorpo:
Antígenos ( Ag ) -Substância estranha que induz uma resposta imune por causar uma produção de anticorpos e ou linfócitos sensibilizados que reagem especificamente com a substância; imunógeno.
Anticorpo (Ac) - Proteína do soro que foi induzida por e reage específicamente a uma substância estranha (antígeno); imunoglobulina.
O sistema imune fornece mecanismos de defesas específicas contra uma variedade de substâncias estranhas ao nosso corpo chamadas de antígenos. Estes antígenos podem ser vírus, células (como células sanguíneas, células de bactérias e células de fungos) ou moléculas proteicas.
O sistema imune é uma organização complexa de tecidos, células, produtos de células e mediadores químicos biologicamente ativos, em que todos interagem para produzir a resposta imune.
A resposta imune reconhece e relembra diferentes antígenos. A imunidade adquirida é caracterizada por três propriedades:
1. Reconhecimento
2. Especificidade
3. Memória
O reconhecimento refere-se à habilidade do sistema imune de reconhecer diferenças em um número muito grande de antígenos e distingui-los.
A especificidade refere-se à habilidade de dirigir uma resposta a um antígeno específico.
Memória é a referência à habilidade do sistema imune de lembrar de um antígeno muito tempo depois de um contato inicial.
Os principais tecidos e órgãos do sistema imune são:
Linfócitos - são as principais células responsáveis pela resposta imune: linfócitos T (vírus, fungos e tumores) e linfócitos B (bactérias e toxinas).
Órgãos linfóides primários - Timo e Medula óssea.
Órgãos e tecidos linfóides secundários - Nódulos linfáticos, Baço, tecidos linfóides associados ao intestino, Apêndice, Amígdalas, Placas de Peyer e tecidos linfóides associados aos brônquios.
terça-feira, 1 de junho de 2010
Lembrança
Clusters de Carbono, Fulerenos e Nanotubos
Em 1990, W. Krätschmer (Instituo Max Plank, Heidelberg), D. Huffman (Universidade do Arizona) e seus colaboradores descreveram a primeira síntese prática do C60, uma molécula com forma similar a uma bola de futebol, e a denominaram buckminsterfulereno.
Este composto é formado pelo aquecimento de grafite numa atmosfera inerte. é um membro de um grupo interessante de compostos aromáticos chamados fulerenos. Os fulerenos são moléculas em forma de gaiola e possuem a geometria de icosaedro fechado, cujo nome foi dado em homenagem ao arquitecto Buckminster Fuller, célebre por ter desenvolvido estruturas com domo geodésicos. A estrutura do C60 e a sua existência foram estabelecidas 5 anos antes por Kroto (Universidade de Sussex),Smiley , Curl (Universidade de Rice) e seus colaboradores. Estes investigadores comprovaram que tanto o C60 como o C70 eram compostos altamente estáveis de uma mistura de aglomerados de carbono obtidos a partir da vaporização da grafite a laser.Com esta descoberta ganharam o Prémio Nobel da Química em 1996.
Desde de 1990 que os químicos vêm a sintetizar fulerenos de diversos tamanhos e assim começa a história dos nanotubos.
Os nanotubos são classes de materiais relativamente novos tendo como base o carbono e relacionados com os buckminsterfulerenos. Um nanotubo é uma estrutura que semilar a uma folha de papel enrolada em forma de tubo e com meia bolas de futebol nas extremidades. Os nanotubos são muito duros: cerca de 100x mais duros que o aço. Além disso, possuem portencial para serem usados como reforço de compósitos; alguns nanotubos vêm a ser usados como condutores eléctricos ou semicondutores, dependo da precisão da sua forma. Também são usados nas extremidades de sondas na análise de ADN e proteínas por microscopia de força atómica (AFM). Várias outras aplicações foram previstas como por exemplo a sua utilização como tubos de ensaio de tamanho molecular ou cápsulas para transporte de drogas.
Material retirado de: "Organic Chemistry" 4th edition Francis A.Carey
As sua zonas erróneas

Autor: Dr. Wayne W. Dyer
Editora: Editora Pergaminho
Título original.: Your Erroneous Zones
Género: Desenvolvimento Pessoal
Publicação: 1976
Tradução portuguesa.:2003
“Toda a teoria do Universo é destinada inequivocamente a um só indivíduo, isto é, a si”
Walt Whitman
Ser-se saudável é um estado natural e os meios de o atingir estão ao alcance de todos nós. Creio que a mistura sensata de esforço árduo, lucidez, humor e autoconfiança é a receita para uma vida funcional.(…)
Este livro esboça um método agradável de se alcançar a felicidade uma abordagem baseada na responsabilidade e compromissos próprios, acrescidos da vontade de viver e do desejo de nos tornarmos naquilo que quisermos no presente. (…)
Cada capítulo está escrito de modo a constituir uma sessão de aconselhamento. Esta opção tem como objectivo proporcionar a maior quantidade possível de auto-ajuda. É explorado (…)um tipo de comportamento autodestrutivo e são examinados antecedentes históricos deste comportamento na nossa cultura(…):
Cada capítulo termina com algumas estratégias práticas conducente à eliminação de um comportamento sabotador do eu.
Existem dois temas centrais (…) nas páginas deste livro. O primeiro diz respeito à sua capacidade de fazer opções relativamente às suas emoções. (…) O segundo tema relaciona-se com a liderança do presente.
O livro termina com um breve retrato de uma pessoa que eliminou todas as zonas erróneas e que vive num mundo emocional interiormente controlado.
- Tomar as rédeas de si próprio
“A essência da grandeza consiste na capacidade de escolhermos a realização pessoal em circunstância em que os outros optam pela loucura.”
- Primeiro Amor
“O mérito próprio não pode ser comprovado pelos outros. Você tem valor porque assim o decidiu. Se depender dos outros no que diz respeito ao seu mérito, este será o mérito de outrem.”
- Você passa bem sem a aprovação deles
A necessidade de aprovação é equivalente a dizer-se; «A tua opinião sobre mim é mais importante do que a minha sobre mim.»
- Libertar-se do passado
Só um fantasma se roça no passado, justificando aquilo que é através de auto-retratos baseados numa vida já esgotada. Você é aquilo que escolhe ser hoje, não o que escolheu anteriormente.
- As emoções inúteis: os sentimentos de culpa e a preocupação
Se você acredita que sentir-se mal ou preocupado mudará um acontecimento passado ou futuro, então mora noutro planeta, o qual tem uma perspectiva diferente da realidade.
- Explorar o desconhecido
Só os inseguros lutam pela segurança.
- Derrubar as barreiras das convenções
Não existem regras, leis ou tradições que se possam aplicar universalmente… incluindo esta.
- A armadilha da justiça
Se o mundo estivesse organizado de modo a que tudo tivesse de ser justo, não haveria criatura no mundo que conseguisse sobreviver um dia sequer. As aves seriam proibidas de comer vermes e o interesse de todos teria de ser considerado.
- Acabar com a procrastinação já
Nem uma gota de transpiração é necessária para adiar qualquer que se seja a actividade
- Proclame a sua independência
Em qualquer relação em que duas pessoas se tornam um, o resultado final é duas metades de uma pessoa.
- O adeus à ira
O único antídoto para a ira consiste em eliminar a seguinte afirmação interior.«Se ao menos fosses mais como eu…»
- Retrato de uma pessoa que eliminou todas as zonas erróneas
Elas estão demasiado ocupadas a ser para repararem no que os seus vizinhos estão a fazer.
Liga Portuguesa Contra o Cancro

Como poderá colaborar como voluntariado:
Deverá comparecer na sede do Núcleo Regional pertencente à sua área geográfica e preencher uma ficha de inscrição.
O(a) Candidato(a) a Voluntário(a) da LPCC deve:
- Ter mais de 18 anos;
- Comparecer a entrevistas de avaliação da sua disponibilidade e motivações;
- Frequentar um Curso de Formação promovido pela LPCC (no caso da candidatura ser aceite);
- Estagiar durante um período de tempo variável;
- O(a) Voluntário(a) deverá cumprir um horário previamente acordado, num certo dia de semana, durante pelo menos um ano.

"Quando vejo uma criança, ela inspira-me dois sentimentos: ternura, pelo que é, e respeito pelo que pode vir a ser"
Autor: Louis Pasteur
Imagem:bLoU bLuO cHiLdrEn iSn't by *V3Nr3VeNG3